CREFITO


Notícias


NOTA DE REPÚDIO: A INSEGURANÇA DAS RUAS DENTRO DOS HOSPITAIS

26/04/2024


Durante a troca de plantão na madrugada, um paciente roubou uma arma de vigilantes, matou a tiros um dos seguranças do local e fugiu. Perseguido, o agressor foi interceptado por outros vigilantes do HR, que abriram fogo e o atingiram na via pública. Ele morreu logo em seguida.

Mais do que as fotos e os vídeos que inundaram as redes sociais, o caso escancara a completa situação de insegurança vivida pelos profissionais da Saúde Pública, seja em Pernambuco, no Nordeste e até mesmo no Brasil. A falha de segurança no HR é evidente e precisa, claro, ser sanada para que nunca, nunca mais!, aconteça novamente. Entretanto, ainda não é suficiente.

Profissionais de diversas categorias - fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, médicos etc. - têm todos as mesmas reclamações com relação à falta de segurança durante seus plantões e demais turnos de atividades no Hospital da Restauração. Os dormitórios, por exemplo, não possuem fechadura, ferrolho ou qualquer outro item que lhes dê um mínimo de privacidade durante o descanso.

Em um hospital onde a superlotação é crônica e as equipes de segurança não conseguem estar em todos os locais ao mesmo tempo, não é demais imaginar que pessoas não autorizadas podem vir a circular em tais áreas e descarregar sua raiva e frustação em quem está ali para tentar ajudar a sociedade com os instrumentos que o Estado lhe concede.

Portanto, o CREFITO-1 e o SINFITO-PE vêm a público cobrar veementemente, do Governo do Estado de Pernambuco e da Secretaria de Saúde do Estado, medidas que garantam a segurança da população adoecida e dos seus acompanhantes, além da proteção aos profissionais de saúde que, diuturnamente, deixam suas famílias e seus lares para dar o melhor de si em prol de uma saúde pública melhor para todos os pernambucanos.



Voltar