CREFITO


Notícias


CREFITO-1 reúne-se em João Pessoa com o Secretário de Saúde da Paraíba para tratar sobre irregularidades nas UTIs de hospitais do Estado

23/04/2024


Nesta terça-feira (23/04), o CREFITO-1 reuniu-se em João Pessoa com o Secretário de Saúde da Paraíba, Dr. Jhony Bezerra, para tratar sobre irregularidades nas assistências de Fisioterapia e Terapia Ocupacional nas UTIs de hospitais do Estado.

O Departamento de Fiscalização (DEFIS) do Conselho identificou irregularidades em oito hospitais estaduais administrados pelo Estado da Paraíba. Foram eles: o Hospital Senador Humberto Lucena; a Maternidade Frei Damião (Unidade I e II); o Hospital Wenceslau Lopes; o Hospital Regional de Cajazeiras; o Hospital Distrital Dep. Manoel Goncalves de Abrantes; o Hospital Regional Senador Rui Carneiro e o Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho.

Nesse contexto, foram identificadas as seguintes irregularidades nas UTIs dessas unidades hospitalares:
- Ausência de coordenadores fisioterapeutas especialistas em terapia intensiva;
- Descumprimento da jornada horizontal mínima de 06 horas diárias para os coordenadores de equipes de Fisioterapia;
- Ausência de assistência fisioterapêutica exclusiva e em tempo integral;
- Ausência de terapeuta ocupacional à beira do leito.

Devido à ausência de retorno da direção dos hospitais após as notificações extrajudiciais do CREFITO-1, o Conselho dirigiu-se à Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba para buscar soluções, e assim promover assistência fisioterapêutica e terapêutica ocupacional segura, resolutiva e de qualidade para a população paraibana.

O Secretário de Saúde do Estado, Dr. Jhony Bezerra, mostrou-se sensível as questões apresentadas pelo CREFITO-1 e comprometeu-se a averiguar as irregularidades apontadas pelo Regional imediatamente.

O CREFITO-1 foi representado pelo presidente do Conselho, Dr. Flávio Maciel, e pelo assessor jurídico chefe, Dr. Carlos Francisco.



Voltar