CREFITO


Notícias


DEFIS e CDCE do CREFITO-1 promovem ações educativas em Mossoró (RN) no campo de estágios obrigatórios e não obrigatórios

15/04/2024


O Departamento de Fiscalização (DEFIS) e a Comissão de Desenvolvimento Científico e de Educação (CDCE), ambos do CREFITO-1, recentemente realizaram ações educativas em Mossoró (RN) sobre estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios em instituições de ensino superior nos âmbitos público, privado e filantrópico.

O objetivo é garantir uma formação de qualidade e a diversidade de cenários de práticas, respeitando o arcabouço legal de estágios e das boas práticas das profissões de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional.

Para isso, o DEFIS e a CDCE empreenderam visitas aos núcleos de estágios de unidades escolas de Mossoró, nos âmbitos hospitalar, ambulatorial e de atenção básica, visando fortalecer as parcerias e o canal de comunicação com esses gestores para que a sociedade mossoroense receba assistência de Terapia Ocupacional e de Fisioterapia de qualidade e que possam contemplar os estudantes dos cursos dessas profissões.

As visitas aconteceram no Hospital da Mulher (SESAP), no Hospital Maternidade Almeida Castro e na Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró.

Pelo CREFITO-1 participaram a conselheira fisioterapeuta pelo Rio Grande do Norte e coordenadora estadual da CDCE, Dra. Elisa Sonehara; a delegada fisioterapeuta e coordenadora estadual do DEFIS, Dra. Francisca Rêgo; e a Delegada terapeuta ocupacional de Mossoró, Dra Ulanova Xavier.

No Hospital da Mulher/SESAP, a comitiva do CREFITO-1 foi recepcionada pelo diretor técnico da unidade, Sr. Hugo Aguiar, e pela coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Sra. Sibele Lima.

Já na Maternidade Almeida Castro, a reunião aconteceu com a presença da diretora geral, Sra. Larizza Sousa, e com a coordenadora de Recursos Humanos, Sra. Kelly Regina de Oliveira.

Por fim, na Secretaria de Saúde de Mossoró, o CREFITO-1 reuniu-se com a responsável pela Gerência executiva de educação em Saúde do município, Sra. Rita de Cassia da Silva, e com a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, Sra. Ana Leine Carlos.

O DEFIS e a CDCE irão visitar todos os municípios do RN que dispõe de unidades formadoras e se coloca à disposição das IES para fortalecer e garantir cenários de práticas que favoreçam o trabalho em equipe, a interprofissionalidade, a formação no e para o SUS e o estágio legal.



Voltar