CREFITO


Notícias


Dia Mundial de Conscientização do Autismo

02/04/2024


A Assembleia Geral das Nações Unidas designou, em 2007, o dia 02 de abril como o "Dia Mundial de Conscientização do Autismo". Desde então, o dia de hoje é celebrado como um meio de afirmar e promover a igualdade de direitos humanos e liberdades fundamentais entre pessoas autistas e os demais indivíduos da sociedade.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição caracterizada por déficits persistentes na comunicação e nas interações sociais, além de padrões repetitivos restritos de comportamento, interesses e atividades. Atualmente, a cada 160 crianças do planeta, uma apresenta o Transtorno do Espectro Autista.

A Terapia Ocupacional tornou-se uma importante aliada no tratamento aos pacientes diagnosticados com TEA. Seus profissionais atuam através de atividades terapêuticas que contribuem para promover maior nível de independência, autonomia e participação através do envolvimento nas ocupações.

Por sua vez, a Fisioterapia também tem impactos relevantes no tratamento do TEA. A atuação de fisioterapeutas contribui para o aperfeiçoamento das habilidades motoras de crianças com autismo, prevenindo limitações na funcionalidade.

Tanto no caso da Terapia Ocupacional como da Fisioterapia, o objetivo é ampliar as possibilidades de estratégias para tornar o cotidiano desses indivíduos mais funcional, estimulando sua autonomia, melhorando sua qualidade de vida e proporcionando sua inclusão social.



Voltar