CREFITO


Notícias


Terapia Ocupacional intervém no tratamento de TPS

08/02/2023


Recentemente, a atriz Giovanna Ewback comentou no seu podcast, o “Quem pode, pod”, que seu filho Bless foi diagnosticado com Transtorno do Processamento Sensorial (TPS). Durante a pandemia de COVID-19, com a família enclausurada em casa, Giovanna e seu marido, o também ator Bruno Gagliasso, notaram um comportamento diferenciado no garoto. O irmão de Titi e Zyan apresentava dificuldade de concentração na realização de atividades diárias, e os sentidos como tato, olfato e paladar eram aguçados. Após diversas consultas com profissionais da saúde, o menino foi diagnosticado com Transtorno do Processamento Sensorial.

Segundo a Terapeuta Ocupacional com Certificação Internacional em Integração Sensorial, Dra. Brunna Matias, o TPS acontece pela inabilidade do sistema nervoso central de organizar as informações para que o indivíduo possa gerar respostas adequadas e efetivas a estímulos do ambiente. Muitas famílias sofrem durante anos com as dificuldades sensoriais, achando que os hábitos são sinônimos de birras. Quanto mais cedo a identificação do transtorno, e com o tratamento adequado, menores são os prejuízos funcionais.

De acordo com a especialista, os pais ou responsáveis podem identificar o Transtorno do Processamento Sensorial prestando atenção em alguns sinais. Os comportamentos podem variar, no caso de crianças, tornando-se mais ativas, impulsivas, agressivas ou ficando em situação de isolamento.Nessa circunstância, a Terapia Ocupacional pode intervir no tratamento para TPS com Integração sensorial de Ayres. Nesse sentido, são oferecidos desafios na medida certa, com atividades sensoriais específicas para ajudar a criança. “Com o tratamento adequado, a criança consegue voltar a realizar suas atividades de vida diária, brincar e ter melhor participação social, apresentando respostas mais adequadas aos estímulos do ambiente” disse a Dra. Brunna.

No Brasil, somente o terapeuta ocupacional pode realizar a certificação internacional em integração sensorial.



Voltar