CREFITO


Notícias


Entenda a atuação da Fisioterapia e Terapia Ocupacional na vida do deficiente visual

13/12/2022


13 de dezembro é o Dia Nacional do Cego.

A data foi criada através do Decreto nº 51.405/61 com o objetivo de garantir às pessoas com deficiência visual acesso aos direitos básicos proporcionados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O dia também chama atenção para a situação das pessoas com deficiências visuais na sociedade, que enfrentam desafios diários como a falta de acessibilidade nas ruas, escolas, restaurantes, praças, entre outros locais.

A Terapia Ocupacional, de maneira particular, tem grande participação no acompanhamento de pacientes com deficiência visual. O profissional TO mostra que é possível ao cego realizar todas as suas Atividades de Vida Diária (AVDs), possibilitando-lhe ser protagonista de suas próprias situações do dia a dia, interagindo com seu ambiente e aprendendo a lidar com seus contextos de vida.

A Fisioterapia também tem papel fundamental na assistência à pessoa com deficiência visual. Na prescrição e treino de dispositivo auxiliar para marcha (bengalas), o fisioterapeuta garante que o cego tenha autonomia e independência em sua mobilidade.



Voltar