CREFITO


Notícias


Dia Mundial da Prematuridade

17/11/2022


Nesta quinta-feira (17/11) é o Dia Mundial da Prematuridade. A data visa alertar sobre um problema de saúde pública: a prematuridade.

Dentro do útero, a movimentação do bebê fica facilitada por ser um ambiente aquático e a contenção do espaço reduzido lhe dá conforto e organização. Entretanto, fora do útero, o bebê prematuro passa a ser responsável por ações antes do tempo previsto (tais como respiração, controle de temperatura corporal, digestão e evacuação).

Esse é um campo de atuação onde o terapeuta ocupacional é amplamente necessário. Ele terá, como objetivo geral, prevenir ou minimizar atrasos no desenvolvimento global do bebê e favorecer o seu crescimento saudável. É possível estimulá-lo por meio de posicionamento no leito, inibir estímulos nocivos e até mesmo prescrever e confeccionar órteses (a fim de evitar ou tratar deformidades progressivas).

Pelo lado da Fisioterapia, é necessário, prioritariamente, desenvolver as capacidades motoras do recém-nascido pré-termo. O tratamento fisioterapêutico precoce em bebês prematuros antes, durante e após a alta hospitalar tem como principal objetivo minimizar, através de ações preventivas, fatores que possam interferir no desenvolvimento motor da criança.



Voltar