CREFITO


Notícias


Dia Nacional de Combate à Tuberculose: Entenda a atuação da Fisioterapia e Terapia Ocupacional no combate à doença

17/11/2022


Nesta quinta-feira (17/11/), é o Dia Nacional do Combate à Tuberculose. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde com a intenção trazer à sociedade informações importantes sobre a doença, sua disseminação, sintomas e tratamentos.

A tuberculose caracteriza-se por tosse seca, suor noturno, febre leve, entre outros sinais. Apesar de atualmente ser prevenida através da vacina BCG para crianças, tratada e até curada, as mortes pela doença aumentaram, de acordo com o relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2021.

A fisioterapia auxilia diretamente na melhora da força muscular, na função pulmonar, aumenta a tolerância aos exercícios e reduz a sensação de dispneia, aumentando consideravelmente a qualidade de vida dos indivíduos após o tratamento medicamentoso de tuberculose (disponível gratuitamente no SUS).

Por ser uma doença carregada de preconceitos e estigmas para quem a contraia, o acolhimento da Terapia Ocupacional mostra-se fundamental aos pacientes tuberculosos. Estudos recentes mostram que a intervenção da TO em grupos de pacientes diagnosticados com TB facilitou a participação, diminuiu a tensão e o estresse, atuou como facilitador de novas competências, diminuiu a exclusão social e propiciou maior adesão ao tratamento (que pode variar entre seis e 18 meses).



Voltar