CREFITO


Notícias


Dia Mundial do Diabetes

14/11/2022


Pacientes diagnosticados com diabetes são duas vezes mais propensos a ter um ataque cardíaco e três vezes mais predispostos a um acidente vascular cerebral do que os não-diabéticos. Por isso o 14 de novembro - Dia Mundial do Diabetes - tem a intenção de chamar atenção sobre os riscos da doença e a necessidade de prevenção.

A inserção do fisioterapeuta na equipe multiprofissional permite, por exemplo, a indicação de exercícios seguros e efetivos, já que muitos diabéticos estão acima do peso e apresentam problemas articulares e cardiovasculares. O profissional também ensinará treinos específicos para melhorar a função e o controle glicêmico, aliados à terapia manual, com o objetivo de atingir problemas comuns aos doentes.

A atuação do terapeuta ocupacional como paciente diabético deve ser pautada na integração e inserção realista de práticas de autocuidado em uma rotina mais estruturada e organizada. Ele pode auxiliar na melhora da funcionalidade, tanto no desempenho quanto na participação da vida diária dos pacientes diabéticos, utilizando-se de estratégias como adaptações e modificações do ambiente, da rotina e dos objetos.



Voltar