CREFITO


Notícias


Dia Mundial da Pneumonia

12/11/2022


Neste sábado, 12 de novembro, é o Dia Mundial da Pneumonia. A data tem como objetivo alertar a sociedade sobre os riscos da doença, incluindo as possibilidades reais de que o seu avanço pode levar o paciente a óbito.

A doença é infectocontagiosa e caracteriza-se pela inflamação nos pulmões, que podem ficar cheios de líquido.

Entre os objetivos específicos do tratamento fisioterapêutico para pneumonia estão a higienização brônquica, reexpansão pulmonar, suporte ventilatório invasivo e não-invasivo em casos de insuficiência respiratória aguda, otimização da capacidade de tosse, fortalecimento muscular respiratório, bem como a prescrição de exercícios aeróbicos e de fortalecimento da musculatura periférica.

Paralelamente, a Terapia Ocupacional pode oferecer suporte na reorganização do cotidiano do paciente e nas atividades do núcleo familiar. Portanto, é essencial que o terapeuta ocupacional realize uma avaliação dos componentes e áreas do desempenho ocupacional, histórico ocupacional, histórico da doença atual, avaliação integral e elabore um plano terapêutico focado nas estratégias relacionadas à simplificação da tarefa e de técnicas de conservação de energia.



Voltar