CREFITO


Notícias


Dia Nacional de Alerta contra a Insuficiência Cardíaca (09/07).

09/07/2022


Neste dia 09 de julho lembra-se do Dia Nacional de Alerta contra a Insuficiência Cardíaca. A data, criada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, é uma homenagem ao dia do nascimento do pesquisador Carlos Chagas, pioneiro cientista cardiovascular responsável pela descoberta da Doença de Chagas.

O Dia Nacional de Alerta contra a Insuficiência Cardíaca tem objetivo de prevenir a sociedade sobre os perigos causados pela insuficiência cardíaca, doença crônica em que o coração não bombeia o sangue da maneira correta.

Ao todo, cerca de três milhões de brasileiros convivem com a IC.

A Fisioterapia tem papel imprescindível na recuperação e na melhora da qualidade de vida das pessoas diagnosticadas com Insuficiência Cardíaca, pois ela intervém por meio de exercícios de baixa intensidade, com foco na prevenção de complicações clínicas além do controle do estresse e melhora na condição física.

E a Terapia Ocupacional? O profissional TO busca avaliar a capacidade do paciente em executar atividades de sua rotina, simplificando tarefas e criando estratégias que auxiliem o paciente para retornada das atividades do cotidiano.

Também é possível prescrever equipamentos adaptados, orientar quanto a técnicas de conservação de energia e reestruturação da rotina considerando as mudança de vida e o retorno no trabalho.
 


Voltar