CREFITO


Notícias


Dia Mundial da Esclerose Múltipla: Entenda a atuação da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no tratamento da doença.

30/05/2022


Esta segunda-feira (30/05) é o Dia Mundial da Esclerose Múltipla. A data foi criada pela Federação Internacional de Esclerose Múltipla com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre os casos da doença.

A Esclerose Múltipla é caracterizada por lesões nos nervos que causam problemas na comunicação entre o cérebro e o corpo. Segundo dados de organizações da saúde, a doença atinge cerca de 35 mil pessoas no Brasil.
?
Seus sintomas são caracterizados pela fraqueza muscular, fadiga, dificuldade visual e, eventualmente, incapacitação. A data tem o objetivo de divulgar informações sobre os sintomas da doença e os seus impactos na qualidade de vida da população.?
?
Desde o início da doença, ou logo após o diagnóstico, o paciente já pode se beneficiar de tratamento fisioterapêutico, inclusive os indivíduos sem sintomas ou alterações funcionais. A abordagem dependerá das queixas relatadas pelo paciente, mas em geral os objetivos são voltados para a melhora da mobilidade.

Já os terapeutas ocupacionais ajudam as atividades da vida diária, permitindo aos pacientes continuar vivendo o mais plenamente possível. São realizadas intervenções na residência ou local de trabalho, além de mudanças no estilo de vida, ou equipamento útil e adaptações.



Voltar