CREFITO


Notícias


CREFITO-1 apoia o PL que busca instituir a Política Nacional de Saúde Funcional

14/01/2022


Desde o segundo semestre do ano passado tramita, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 1673/2021, que busca criar a Política Nacional de Saúde Funcional em todo o SUS, na saúde privada, na assistência social e na previdência social. O CREFITO-1 declara apoio ao PL que, se aprovado, vai proporcionar uma grande mudança na Saúde brasileira.

O projeto de lei foi apresentado pelo deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) e tem o objetivo de registrar e potencializar a funcionalidade na sociedade brasileira levando em consideração dois importantes aspectos: a transição demográfica e a transição epidemiológica.

O PL nº 1673/2021 afirma que a saúde nacional preocupa-se em tratar as doenças dos indivíduos, mas não em entender como cada paciente, em específico, contraiu determinadas enfermidades.

O atual cenário também não leva em consideração a importância da identidade epidemiológica ou contexto demográfico que o cidadão está inserido. Portanto, faz-se necessária a aprovação deste projeto de lei para que seja possível garantir melhor qualidade de vida e boa interatividade da população brasileira.

Vale lembrar que o CREFITO-1 está à frente da implantação de um projeto de Saúde Funcional. O piloto acontece na cidade de Campina Grande (PB) e segue em processo de instalação. Também estamos em conversações para iniciar o mesmo projeto em Salgueiro (PE).

Com relação ao PL 1673/2021, vocês, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais deste regional, podem apoiar a aprovação do do texto votando na seguinte enquete (bit.ly/PL1673-2021) - o link também está disponível na Bio.

E como o projeto tramita em caráter conclusivo, a princípio ele não precisará ser votado no plenário, apenas de aprovação das comissões da Câmara em que ele está inserido. Acione os deputados do seu Estados membros da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do para que eles votem pela aprovação deste projeto de lei.



Voltar