CREFITO


Notícias


Carta aberta aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da circunscrição do CREFITO-1 (AL/PB/PE/RN) sobre o Carnaval 2022

30/11/2021


O fim do ano aproxima-se, e como é já é tradição, basta acontecer a "virada do ano" para se iniciarem as expectativas em torno do Carnaval, festa de números grandiosos, principalmente pela quantidade de foliões nas ruas.

Entretanto, é necessário esclarecer que mesmo com o avanço da vacinação e a queda nos números de casos, de internações e de mortes pela COVID-19, a pandemia ainda não acabou. O Novo Coronavírus continua entre nós, e agora com uma nova variante (Ômicron), desenvolvida, de acordo com as investigações dos órgãos sanitários, na África.

O Brasil não comemorou o Carnaval em 2021. Não houve blocos nas ruas, o sobe e desce nas ladeiras foi suspenso e os tambores tornaram-se mudos diante da maior emergência sanitária do último século. Um prejuízo econômico grande, sem dúvida, mas necessário diante do respeito que devemos às mais de 600 mil vítimas da COVID-19.

Entre as diversas atribuições do CREFITO-1 não está recomendar ou não a realização de festas de cunho popular, quaisquer que sejam, mas entre os nossos Valores estão o compromisso e a responsabilidade pela Saúde da população.

A atitude dos governos estaduais e municipais de liberar a realização do Carnaval não transmite nem compromisso com a saúde da população e nem responsabilidade enquanto gestores públicos.

Vide o exemplo de países onde o controle da pandemia está bem mais adiantado do que no Brasil, e que após a flexibilização das regras passam a enfrentar novas ondas de contaminação, aumento nos números de casos e até lockdowns nacionais.

Portanto, o CREFITO-1 coloca-se terminantemente contra a realização de qualquer tipo de festa de Carnaval e orienta não só à população mas também aos seus profissionais que não sejam coniventes com tal atitude.

Vamos nos resguardar para que, em 2023, seja possível brincar, pular e se divertir com saúde, segurança e responsabilidade.



Voltar