CREFITO


Notícias


Confira o levantamento geral do Defis em agosto

20/09/2021


A fiscalização está entre as principais atribuições dos Conselhos de Saúde. É por meio dela que se defendem as profissões (no nosso caso, a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional) e a sociedade (pacientes e usuários) dos profissionais que se desviam do código de ética.

No caso do Departamento de Fiscalização do CREFITO-1, são fiscalizadas os serviços de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional dos quatro estados da nossa circunscrição (AL/PB/PE/RN).

Em agosto, o Defis realizou um total de 452 fiscalizações (entre estabelecimentos, serviços de saúde e profissionais autônomos). A distribuição ficou da seguinte maneira:

• Alagoas: 116 visitas
• Pernambuco: 130 visitas
• Paraíba: 80 visitas
• Rio Grande do Norte: 126 visitas

A Paraíba apresentou um quantitativo menor de fiscalizações em agosto devido a problemas na realização das visitas ao interior e por um dos fiscais se encontrar em período de férias trabalhistas.

Infelizmente, os fiscais ainda encontram muitos serviços fechados (todo e qualquer estabelecimento que não está em funcionamento no momento da fiscalização). Foram 114 ocorrências desse tipo. Em segundo lugar estão as clínicas de Fisioterapia (87 fiscalizações).

Em terceira posição estão os termos de visita (TV) em branco (70 casos). Esse caso ocorre quando a prestação da assistência da Fisioterapia e ou Terapia Ocupacional ocorre em um estabelecimento não usual (não se enquadra como clínica, consultório ou hospital).

Ao longo desta semana vamos trazer o relatório de fiscalização detalhado por estado. Amanhã (21/09) será a vez de Alagoas, seguido da Paraíba (22/09), Pernambuco (23/09) e Rio Grande do Norte (24/09).



Voltar