CREFITO


Notícias


CREFITO-1 recomenda novo dimensionamento na relação fisioterapeuta x leito de UTI COVID-19

07/07/2021


Por meio de ofícios enviados às quatro Secretarias Estaduais de Saúde da sua circunscrição, o CREFITO-1 recomendou um novo dimensionamento na relação fisioterapeuta x leitos de UTIs COVID-19 com base no Parecer nº 03/2020 emitido pela Associação Brasileira de cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR).

O parecer emitido pela ASSOBRAFIR considera que a relação mínima entre fisioterapeuta x leitos de UTI dedicados ao tratamento de pacientes com COVID-19 deve ser de 1 (um) profissional para cada 6 (seis) leitos de terapia intensiva.

A Associação considera que a relação atual (de 01 fisioterapeuta para cada dez leitos, definida pela RDC nº 07), não satisfaz um tempo suficiente para a oferta de um atendimento adequado à complexidade do paciente com COVID-19 em terapia intensiva, pois ele necessita, segundo a ASSOBRAFIR, de monitorização e procedimentos específicos.

Como se trata de uma recomendação, as Secretarias não têm a obrigação de fazer o redimensionamento, mas se avalia que, caso seja atendida, a mudança proporcionará resultados mais eficientes, inclusive na redução no tempo de permanência do paciente nos leitos COVID-19.



Voltar