CREFITO


Notícias


Ministério Público do Trabalho dos quatro estados é acionado para tentar viabilizar vacinação

06/04/2021


O CREFITO-1 deu mais um passo importante em direção à vacinação massiva dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da sua circunscrição.

Dessa vez o Conselho acionou o Ministério Público do Trabalho nos quatro estados (AL/PB/PE/RN), e solicitou que as Procuradorias notifiquem todas as Secretarias Municipais de Saúde das 677 cidades que fazem parte da circunscrição do CREFITO-1, e que os secretários municipais adotem providências para que fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e estudantes dos respectivos cursos de graduação sejam vacinados imediatamente contra a COVID-19.

Os Ofícios Gapre nº 456 (MPT 6ª Região/Pernambuco), nº 457 (MPT 21ª Região/Rio Grande do Norte), nº 458 (MPT 19ª Região/Alagoas) e nº 459 (MPT 13ª Região/Paraíba) foram enviados nesta terça-feira (06/04).

No documento, o CREFITO-1 reafirma que profissionais "que trabalham em clínicas e na atenção domiciliar, promovendo a reabilitação dos pacientes que necessitam de cuidados especiais em razão das sequelas deixadas pela doença", não conseguem acesso à vacinação.

E defende: "A saúde e a vida desses trabalhadores, portanto, está em risco, diante desse flagrante desrespeito ao previsto no artigo 7º, inciso XXII da Constituição da República".

Em seguida, o Conselho também denuncia os problemas vivenciados pelos estudantes e que eles também devem ser imunizados o mais rápido possível: "Na mesma situação se encontram também os estudantes de Fisioterapia e Terapia Ocupacional que cumprem estágios obrigatórios em Instituições de Ensino Superior. Da mesma forma, os estagiários estão em exposição diária, uma vez que o ano letivo das faculdades está em curso."

Agora é aguardar as decisões dos Ministérios Públicos dos quatro estados.



Voltar