CREFITO


Notícias


CREFITO-1 promove reunião com a Secretaria de Saúde de Campina Grande (PB)

25/03/2021


O secretário de saúde de Campina Grande (PB), Filipe Reul, reuniu-se com representantes do CREFITO-1 na última terça-feira (23/03) para tratar de assuntos de interesse da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no município. Representando a Autarquia participaram do encontro o presidente do Conselho, Dr. Silano Barros, as conselheiras Dra. Iara Lucena e Dra. Eliete Colaço, além dos delegados do Conselho na Paraíba.

Na oportunidade, a principal pauta abordada foi a solicitação de esclarecimentos sobre a estratégia de vacinação contra a COVID-19 adotada pela Secretaria. O CREFITO-1 questionou como e quando o calendário de imunização contemplará os profissionais da Saúde, e mais especificamente fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais dos serviços privados, públicos e também os autônomos.

Em resposta, o Secretário divulgou o cronograma de imunização e esclareceu que, na atual etapa de vacinação, 6% das doses serão destinadas a profissionais da Saúde. Segundo Filipe, conforme determinação da Justiça Federal, a população idosa da Paraíba possui prioridade com 94% dos imunizantes.

A previsão da Secretaria de Saúde de Campina Grande é que na segunda semana de abril todos os idosos com mais de 60 anos sejam vacinados, iniciando, então, a imunização das pessoas com doenças crônicas. Em relação aos estagiários de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, ficou acertado que os estudantes receberão as vacinas durante e após a vacinação dos profissionais.

A segunda pauta da reunião com o secretário foram as estratégias para melhoria da infraestrutura oferecida aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do serviço público no município, que vão desde a aquisição de equipamentos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, até a compra de mobiliário em geral (mesas, cadeiras, macas etc).

Por fim, discutiram-se os procedimentos de implantação e operacionalização da Política Municipal de Saúde Funcional, a PMSF. A iniciativa visa promover qualidade de vida e inclusão por meio da saúde funcional à população campinense.



Voltar