CREFITO


Notícias


Nota em defesa da Política Nacional de Saúde Mental

18/12/2020


O CREFITO-1, por meio de suas Comissões Mistas de Saúde Mental e de Direitos Humanos, vem reafirmar sua defesa de uma Política Nacional de Saúde Mental baseada nos princípios da Luta Antimanicomial, do cuidado em liberdade, em território, com a ampliação da Reabilitação Psicossocial, assim como, repudia todo e qualquer retrocesso e desmonte.

A Reforma Psiquiátrica e a Luta Antimanicomial trouxeram mudanças e avanços no cuidado em saúde mental, diversificado e inclusivo, de base comunitária.

É necessário mais investimento para qualificar e ampliar os dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial, sem retrocessos ao ineficaz, inefetivo e ineficiente modelo de assistência hospitalocêntrico, custodial, manicomial, comprovadamente iatrogênico, incapacitante e segregador.

Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas atuam cotidianamente no enfrentamento à medicalização infundada, aos procedimentos invasivos e ao vergonhoso encarceramento por interesses comerciais.

Defendemos o cuidado alicerçado na construção de uma cidadania plena, de pessoas criativas, confiantes, integradas, articuladas e inseridas em seu meio social.

Nenhum passo atrás! A Democracia é Antimanicomial!!!



Voltar