CREFITO


Notícias


Nota de repúdio contra as declarações do médico Marcos Barreto

21/10/2020


O CREFITO-1 vem a público REPUDIAR as declarações do médico Marcos Barreto, chefe do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital da Restauração do Recife.

Em uma live nacional da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), o profissional afirmou que fisioterapeutas respiratórios infectaram com COVID-19 três pacientes internados da unidade, levando-os a óbito.

 

Como o ônus da prova cabe ao acusador, o Dr. Marcos Barreto terá de comprovar, perante a Justiça Brasileira, a veracidade das suas declarações. E o CREFITO-1, ciente do compromisso e dos cuidados que todos os fisioterapeutas respiratórios e em terapia intensiva assumiram ao longo dessa lamentável pandemia, vai cobrar transparência dos fatos apresentados pelo médico.

 

Desde o início da pandemia pelo Novo Coronavírus, o CREFITO-1 emitiu diversas recomendações, portarias e diretrizes por meio do seu Gabinete de Gerenciamento de Crise da COVID-19. 

A autarquia esteve atenta aos inúmeros movimentos das Secretarias de Saúde estaduais e municipais e buscou, peremptoriamente, salvaguardar o protagonismo da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional dentro das equipes multiprofissionais.

 

Paralelamente, a ASSOBRAFIR também não mediu esforços no sentido de orientar seus profissionais dedicados à Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Fisioterapia em Terapia Intensiva. Já são contabilizados dezenas de cursos, cartilhas, webinares, entre outros materiais de suma importância no tratamento dos pacientes acometidos pela COVID-19.

 

Além disso, diversos veículos de mídia destacaram a importância do fisioterapeuta respiratório e em terapia intensiva na linha de frente do combate ao Novo Coronavírus, aumentando seu reconhecimento e imporância perante a sociedade brasileira. 

Portanto, não iremos aceitar, passivamente, as declarações do Dr. Marcos Barreto, ao imputar de maneira irresponsável as mortes desses três pacientes aos fisioterapeutas respiratórios e em terapia intensiva que atuam no Hospital da Restauração.



Voltar