CREFITO


Notícias


CREFITO-1 recomenda a suspensão imediata dos atendimentos em clínicas, consultórios e ambulatórios, e faz novas recomendações

19/03/2020


O gabinete de gerenciamento de crise do CREFITO-1, que está em atuação permanente durante a pandemia do Novo Coronavírus, fez atualizações das recomendações feitas na última terça-feira (17/03).

CLÍNICAS, CONSULTÓRIOS E AMBULATÓRIOS:
RECOMENDA-SE A SUSPENSÃO IMEDIATA dos atendimentos em clínicas, consultórios e ambulatórios de serviços de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional na circunscrição do CREFITO-1.

Essa nova recomendação segue recentes orientações de Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, além do Ministério da Saúde. Permanecem as orientações aos serviços hospitalares e de UTIs.

CAPS:

  1. Orientar e informar claramente os usuário e familiares sobre o COVID-19, com base nas recomendações oficiais quanto à prevenção e cuidado adequado.
  2. Suspender atividades coletivas de qualquer natureza (atividades em grupo, oficinas e atividades terapêuticas com aglomerações).
  3. Suspender as ações de matriciamento e reuniões intersetoriais;
  4. Suspender a realização de visitas domiciliares, salvo aquelas de extrema urgência, estando os profissionais com os EPIs;
  5. Priorizar as estratégias de atenção à crise, nos CAPS ou nos domicílios, assim como os cuidados para os moradores dos Serviços Residenciais Terapêuticos.
  6. Manter as atividades de acolhimento, atendimentos individuais e orientação aos usuários, com a devida organização dos usuários para evitar o aglomerado de pessoas durante o período de espera para o atendimento

FISIOTERAPIA DOMICILIAR:

  1. Nos casos de Fisioterapia Domiciliar de Atenção Domiciliar (AD), ou seja, casos de menor complexidade e nenhum comprometimento pulmonar, o CREFITO-1 recomenda a suspensão dos atendimentos.
  2. Nos casos de Intervenção Domiciliar (ID), para pacientes que, mesmo após a estabilização do quadro clínico ainda necessitam de orientações, o CREFITO-1 recomenda que tais pacientes permaneçam sob cuidados da equipe de fisioterapia, pois tratam-se de pacientes sob uso de ventilação mecânica contínua e/ou intermitente.


Voltar