CREFITO


Notícias


CREFITO-1 cria GT de Fisioterapia na Maternidade

24/01/2020


O CREFITO-1 criou o Grupo de Trabalho (GT) de Fisioterapia na Maternidade. A finalidade do grupo - composto por fisioterapeutas dos quatro estados da circunscrição do CREFITO-1 - é esclarecer e difundir a atuação do fisioterapeuta não só na saúde da mulher, mas durante todo o ciclo vital feminino, na promoção à saúde, prevenção e tratamento de diversos problemas femininos.

A primeira reunião do GT aconteceu nesta quinta-feira (23/01), na sede do CREFITO-1. Entre os objetivos traçados está garantir a entrada do fisioterapeuta na sala de parto, acesso negado principalmente por alguns hospitais particulares.

Também se pretende realizar uma jornada que ajude a mostrar real função do fisioterapeuta na sala de parto perante pacientes, hospitais e até outros profissionais da área da Saúde capacitados a auxiliar as parturientes.

A Fisioterapia na Saúde da Mulher é uma área de especialidade reconhecida pelo COFFITO (Resolução n° 401/2011). Esta atuação vem ao encontro dos preceitos da humanização da assistência obstétrica, pois a gestação, o parto e o puerpério são períodos de adaptações orgânicas e causam sintomas que diminuem a qualidade de vida da mulher e levam ao afastamento do trabalho.



Voltar