CREFITO


Notícias


CREFITO-1 debate financiamento da atenção básica na Alepe

18/12/2019


O CREFITO-1, por meio de seu Grupo de Trabalho de Fisioterapia na Atenção Básica e da Comissão de Controle Social, mobilizou-se mais uma vez em defesa da saúde pública brasileira e participou, hoje (18/12), de uma sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para tratar dos debates em torno da Portaria nº 2.979 do Ministério da Saúde.

Tal Portaria define um novo modelo de financiamento que acaba com os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf). A medida têm consequências graves para o sistema público de saúde, já que os núcleos foram criados com a finalidade de apoiar a consolidação da atenção primária do Brasil.

Na semana passada, o Conselho promoveu o Fórum Ampliado de Atenção Básica, com a finalidade de articular estratégias de resistência à manobra do Governo Federal. O auditório Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Pernambuco, lotou com profissionais de várias áreas da saúde interesssados em debater e encontrar caminhos a fim de suspender a Portaria nº 2.979.

O encontro de hoje, promovido pela Comissão de Saúde e Assistência Social da Alepe, foi o primeiro desdobramento do Fórum realizado na UFPE. @ Alepe - Assembleia Legislativa de Pernambuco

 

Fonte: Foto - Alepe



Voltar