CREFITO


Notícias


CREFITO-1 promove fórum para discutir o novo modelo de financiamento do SUS

20/11/2019


Diante da publicação, no último dia 12 de novembro, da Portaria nº 2.979/19, do Ministério da Saúde, que altera o modelo de financiamento da Atenção Básica, diversas entidades vêm se mobilizando para discutir tal instrumento legal e as suas repercussões no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região (CREFITO-1), por meio do seu Grupo de Trabalho de Fisioterapia na Atenção Básica, entende que a Atenção Básica e os profissionais que compõem as suas equipes são de extrema importância no contexto da manutenção da saúde da população brasileira. Além disso, em um país como o Brasil, em que a Saúde ainda carece de investimentos que tornem o seu acesso universal a todos os brasileiros, independentemente da sua condição social, não se poderia sequer imaginar um instrumento legal que limitasse tais investimentos, deixando milhões de cidadãos desprovidos de atendimento.

Portanto, entendemos como necessária e urgente a realização de uma discussão em torno dessa portaria e de suas nefastas consequências. Diante disso, vamos realizar o Fórum Ampliado de Atenção Básica à Saúde: impactos do novo modelo de financiamento e estratégias de resistência. Esse encontro será realizado no próximo dia 13 de dezembro, das 8h às 17h, no Auditório Jorge Lôbo, no Centro de Ciências da Saúde da UFPE.

Contamos com a sua presença e seu apoio na mobilização de profissionais, estudantes e demais atores nesse importante momento de discussão da Saúde Pública brasileira e para a manutenção de um serviço essencial para o futuro da população.



Voltar