CREFITO


Notícias


Conselho lembra o Dia do Deficiente Físico

11/10/2019


No dia 11 de outubro é comemorado no Brasil o dia Nacional do Deficiente Físico. A data foi instituída com o objetivo de promover a conscientização da sociedade e poder público sobre ações que garantam os direitos fundamentais, acesso à serviços e qualidade de vida dessa parcela da população. No último censo demográfico do IBGE, em 2010, constatou-se que cerca de 2,3% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência física.

Contudo, apesar da atribuição de "deficiente", é possível perceber a força de vontade e o desejo de superação dessas pessoas que, mesmo com dificuldades de acessibilidade e locomoção, possuem autonomia e independência em suas vidas. Nessa busca ou retomada de independência, a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional são essenciais.

Sendo áreas de estudo do movimento do corpo humano e suas funções, ambas atuam na reabilitação desses pacientes e na promoção da sua qualidade de vida.

Reunião no TST
Em junho deste ano, O CREFITO-1 fez parte de uma comissão composta de outros CREFITOs, Sindicatos e associações ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília. A comitiva liderada pela Associação Brasileira de Perícias Fisioterapêuticas (ABRAPEFI), se reuniu com Excelentíssimo Sr. Ministro João Batista Brito Pereira, presidente do Tribunal. Na pauta do encontro foram discutidos e comentados acórdãos do TST reconhecendo o trabalho desenvolvido pelos fisioterapeutas em perícias judiciais trabalhistas e a possibilidade de publicação de uma súmula normatizando essa atividade em todo o Brasil.

Além disso, também foi debatido o aumento da inserção de terapeutas ocupacionais na Justiça do Trabalho, pois esses profissionais possuem subsídios para atuar como peritos judiciais. A atuação de ambos os profissionais como peritos é de extrema importância para deficientes físicos que precisam de um laudo caracterizador habilitar seu retorno ao mercado de trabalho.



Voltar