CREFITO


Notícias


Dia Mundial da Saúde Mental

10/10/2019


Todos os anos, desde de 1992, o dia 10 de outubro é dedicado mundialmente à Saúde Mental. No começo da década de 2000, o Brasil promoveu mudanças resolutivas nas políticas de atendimento a pessoas com transtornos mentais.

A promulgação da Lei nº 10.216/2001 garante diretrizes de direitos, serviços e redirecionamento da assistência a cidadãos com esse tipo de transtorno. Um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2013, mostra que cerca de 23 milhões de brasileiros sofrem com algum transtorno mental. Apesar de uma legislação moderna, o Brasil ainda carece de infraestrutura para a assistência.

O CREFITO-1 sempre lutou por uma formação de profissionais de saúde que respeitem a diversidade de ser e estar das pessoas contemplando o cuidado em saúde mental.

Os terapeutas ocupacionais são essenciais nesse contexto, pois atuam diretamente no resgate da autonomia, da independência no desenvolvimento das atividades de vida diária. Além disso, no fortalecimento dos vínculos sociais e familiares, além das orientações espaciais e temporais desses pacientes.



Voltar