CREFITO


Notícias


Dia nacional de conscientização sobre a Esclerose Múltipla

28/08/2019


No dia 30 de agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. A data foi instituída com o objetivo de dar mais visiblidade à doença, além de informar a população sobre o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.

Conforme a última atualização da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), em 2013, a doença neurológica autoimune, que compromete as funções motoras de forma irreversível, atinge em torno de 30 mil pessoas no País.

A abordagem fisioterapêutica no tratamento aos portadores da doença é compreendida em programas de exercícios planejados e individualizados que aumentam a mobilidade, melhoram o desempenho nas atividades diárias, reduzem a fadiga, além de prevenir complicações decorrentes da doença.

Do outro lado, a Terapia Ocupacional utiliza técnicas de conservação de energia e simplificação de tarefas para garantir que o paciente realize suas atividades diárias com maior independência possível. Essas intervenções adaptam e adequam o indivíduo desde o ambiente doméstico até o de trabalho assegurando, assim, sua participação nessas esferas.



Voltar