CREFITO


Notícias


CREFITO's em ação: reunião no TST em Brasília

12/07/2019


A luta pela manutenção da atuação do fisioterapeuta em perícias judiciais trabalhistas levou uma comissão composta pelos Crefito-1, Crefito-7, Crefito-10, Crefito-13, Crefito-14, SINFISIO-GO e Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (ABRATO) ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, no último dia 26 de junho.

Capitaneados pela Associação Brasileira de Perícias Fisioterapêuticas (ABRAPEFI), o grupo visitou o presidente do TST, o Excelentíssimo Sr. Ministro João Batista Brito Pereira. A presidente da ABRAPEFI, a Dra. Rebeka Borba Gil Rodrigues comentou com o ministro sobre os acórdãos que existem no próprio TST reconhecendo a importância do trabalho desenvolvido pelo fisioterapeuta, tanto como perito como assistente técnico judicial.

Para ela, é importante o TST publicar uma súmula normatizando essa atividade em todo o Brasil, mesmo porque outras profissões vêm tentando tornar a atuação de perito e assistente técnico judicial exclusividade própria, criando uma verdadeira reserva de mercado em detrimento da Fisioterapia.

Além disso, discutiu-se também como aumentar a inserção dos terapeutas ocupacionais na Justiça do Trabalho, já que seus profissionais também possuem subsídios para atuar como peritos judiciais.

Por enquanto, apenas os estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba possuem súmulas normatizando a atuação do fisioterapeuta como perito e como assistente técnico judicial.

Veja a reportagem da reunião.



Voltar