CREFITO


Notícias


ABRATO promove oficina de intervenção precoce para crianças com alterações no desenvolvimento neuropsicomotor decorrentes da microcefalia

29/01/2016


Encontro vai promover a troca de experiências com outros profissionais de saúde e mostrar com o terapeuta ocupacional pode atuar na reabilitação de pacientes com microcefalia

Até o último dia 23 de janeiro, o Ministério da Saúde registrou 3.448 casos suspeitos de microcefalia em todo o Brasil. O Nordeste é responsável por 86% das notificações, com mais de 2.800 episódios envolvendo a má-formação craniana de fetos e bebês. Diante desse quadro, qual o papel dos agentes de saúde, não só no diagnóstico, mas na intervenção, reabilitação e na promoção do correto desenvolvimento desses pacientes visando uma melhor qualidade de vida?

Duas profissões terão papel fundamental no futuro dessas crianças: a Terapia Ocupacional e a Fisioterapia. É justamente para promover a troca de experiências e ampliar os conhecimentos de outros profissionais da saúde com relação ao papel desses profissionais que a ABRATO (Associação Brasileira de Terapia Ocupacional) vai promover duas oficinas com o objetivo esclarecer sobre a atuação do terapeuta ocupacional e do fisioterapeuta nesses casos.

Os encontros são voltados para médicos, enfermeiros e residentes da atenção básica da saúde. A primeira oficina será intermediada por terapeutas ocupacionais. Serão tratados temas específicos da reabilitação, elementos para uma análise precoce de microcefalia (sinais visuais, cognitivos e motores), encaminhamentos dos pacientes após o diagnóstico, entre outros assuntos.

“É muito importante promover essa troca de saberes com os membros das equipes de atenção básica à saúde, principalmente no que diz respeito à atuação do terapeuta ocupacional. As oficinas vão trazer temas relacionados às ações de estimulação precoce e do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de 0 a 3 anos nos casos de microcefalia”, explica a diretora-secretária da ABRATO e residente em Saúde Coletiva, a terapeuta ocupacional Manuella Maciel.

O primeiro encontro será no próximo dia 1º/02, das 8h às 12h, no Centro Pedagógico Luiz Tavares (conhecido como “Mineirão”), localizado nas instalações da Faculdade de Ciências Médicas da UPE, no bairro de Santo Amaro. A segunda oficina será no dia 15/02, no mesmo local e horário, com destaque para a atuação da Fisioterapia.

As entradas são gratuitas, e as vagas limitadas. A realização das duas oficinas têm o apoio do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região (CREFITO-1).

O quê: 1ª Oficina de intervenção precoce para crianças com alterações no desenvolvimento neuropsicomotor decorrentes da microcefalia Quando: 1º/02, das 8h às 12h. Onde: Centro Pedagógico Luiz Tavares - Faculdade de Ciências Médicas da UPE (Bairro de Santo Amaro) Para quem: médicos, enfermeiros e residentes da atenção básica em saúde.



Voltar