CREFITO


Notícias


Em consulta pública da RDC-07, Anvisa retira direitos da Fisioterapia

07/01/2020


Em 2010, a Anvisa publicou a RDC-07, o documento que estabelece padrões mínimos para o funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), visando à redução de riscos aos pacientes, visitantes, profissionais e meio ambiente.

Agora, dez anos após a sua publicação, a mesma Anvisa abriu um consulta pública para atualizar a resolução. Detalhe: o novo texto proposto caracteriza-se por diversas perdas de direitos do fisioterapeuta e da sociedade.

Entre os pontos de maior destaque, estão: a não exigência de título de especialista para coordenação de UTIs; o fim do número de duas unidades por coordenador; extinção da obrigatoriedade de 18 horas; e o fim da proporção de um (01) profissional para dez leitos.

A proposta está disponível para consulta no site da Anvisa (https://is.gd/KZkpP0) e o formulário para o envio de propostas encontra-se no endereço https://is.gd/Ij5fZd. A consulta pública sobre a RDC-07 estará disponível até o dia 17 de fevereiro.

É importante que fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais participem dessa consulta pública e enviem sugestões mantendo as principais conquistas para as profissões, e que resguardem a segurança e o bem-estar dos pacientes.



Voltar