Pacientes mastectomizados terão atendimento fisioterapêutico no SUS
04/11/2025
O Plenário do Senado aprovou, no último dia 28/10, o projeto de lei que garante assistência fisioterapêutica no SUS a pacientes submetidos à mastectomia, cirurgia de retirada parcial ou total da mama utilizada no tratamento do câncer de mama.
Atualmente, mulheres submetidas à mastectomia possuem o direito à cirurgia plástica reconstrutiva. O novo projeto amplia esse direito, incluindo a Fisioterapia pelo SUS, tanto para mulheres quanto para homens em tratamento de câncer de mama.
O texto tem a autoria do ex-deputado Francisco Jr. (GO) e da deputada Maria Rosas (Republicanos/SP). A deputada pernambucana e fisioerapeuta, Iza Arruda (@izaarrudape - MDB/PE), foi a relatora do PL e deu parecer favorável ao texto em 2023.
A Comissão de Ações Políticas do COFFITO segue trabalhando para que as nossas profissões tenham mais vitórias como essa. Seguimos conversando com parlamentares e membros do Governo buscando uma maior inserção da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no SUS. Nossas profissões trazem qualidade de vida para a população e mais economia para a saúde pública brasileira. Com diálogo, seguiremos avançando!
Fonte: COFFITO
