No último domingo (21/09) celebrou-se o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer
22/09/2025
No último domingo (21/09) celebrou-se o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer. A data, instituída pela Lei nº 11.736/2008 no Brasil, busca conscientizar a população para os sinais de alerta da demência, assim como incentiva a veiculação de informações qualificadas, aconselhamento profissional e apoio para pacientes, cuidadores e familiares que precisam lidar com a condição.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, progressiva e ainda sem cura que afeta, em sua maioria, pessoas acima de 65 anos de idade. A condição traz impactos na memória, linguagem e percepção do mundo, como também provoca alterações no comportamento, na personalidade e no humor do paciente.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, em torno de 1,2 milhão de brasileiros encontram-se em algum estágio da doença e 100 mil novos casos são diagnosticados anualmente. Os números demonstram a necessidade de ampliar o conhecimento do público em geral a respeito da doença - principalmente quanto à busca por diagnóstico e por tratamentos de saúde e cuidado adequados.
Neste cenário, a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional exercem um papel fundamental na preservação da autonomia, da independência e da qualidade de vida desses pacientes.
Os fisioterapeutas promovem intervenções voltadas à função motora e respiratória, com foco na mobilidade, prevenção de quedas e redução de complicações. Por sua vez, os terapeutas ocupacionais trabalham por meio de estímulos das capacidades cognitivas, motoras e emocionais; a fim de recuperar as funções, promover a estagnação de perdas e preservar o desempenho ocupacional nas atividades do dia a dia do indivíduo.
Caso deseje obter maiores informações sobre os sinais de alerta e como prevenir a doença, acesse: www.bvsms.saude.gov.br/21-9-dia-mundial-da-doenca-de-alzheimer-e-dia-nacional-de-conscientizacao-da-doenca-de-alzheimer-2/.
