CREFITO


Notícias


No último sábado (28/06), celebrou-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+

30/06/2025


No último sábado (28/06), celebrou-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+! A data, que remete à Revolta de Stonewall, ocorrida em 28 de junho de 1969, simboliza a luta em busca de conscientização, inclusão e combate à opressão, ao preconceito e à discriminação.

Neste dia, a comunidade e a população em geral mobilizam-se com o objetivo de proporcionar reflexão e ação, tendo em vista a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva, igualitária e livre das violências direcionadas à orientação sexual e à identidade de gênero.

De acordo com informações divulgadas pelo portal de notícias "O Globo", entre os anos de 2022 e 2023, os casos de violência registrados no sistema de saúde aumentaram 35% contra homossexuais e bissexuais e 43% contra pessoas transexuais e travestis. Apesar da redução de 16% nas mortes em 2024, o Brasil permanece na liderança, pelo 16º ano consecutivo, como país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo segundo a CNN Brasil.

Por isso, o Governo Federal segue adotando ações em prol da comunidade. Também neste sábado (28/06), o Ministério das Relações Exteriores informou que o Brasil aderiu à declaração sobre direitos e dignidade da população LGBTQIAPN+ proposta pela Espanha. Os países, junto à outras 13 nações, estão comprometidos com a promoção da igualdade e o combate à discriminação dessa parcela da população, através da defesa da descriminalização da homossexualidade e de políticas públicas que promovam a diversidade.

O CREFITO-1, através da sua Comissão Mista de Direitos Humanos, segue empenhado em discutir à pauta, e reitera que faz parte do projeto ético-político de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais a luta cotidiana contra todas as formas de preconceito, discriminação e violência.



Voltar