CREFITO


Notícias


CREFITO-1 participa de reunião extraordinária de presidentes do Sistema COFFITO/CREFITOs nesta quinta-feira (22/05), em Brasília

22/05/2025


Diante da divulgação do Decreto nº 12.456/2025 (que define as novas políticas do Ensino a Distância no Brasil e que deixou de fora a obrigatoriedade do ensino 100% presencial para a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional), o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO - convocou uma reunião extraordinária de presidentes do Sistema COFFITO/CREFITOs para esta quinta-feira (22/05) a fim de debater as medidas que serão tomadas.

O presidente do CREFITO-1, Dr. Flávio Maciel, reuniu-se com outros representantes do Sistema, em Brasília, devido a uma série de fragilidades identificadas no Decreto, que precarizam ainda mais o ensino e a qualidade na formação dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais brasileiros.

O Sistema COFFITO/CREFITOs defende o que está previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de profissionais críticos e reflexivos, buscando garantir a qualidade no ensino da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no país. Por isso, buscará junto ao Ministério da Educação (MEC) uma retificação do decreto para a melhoria da regulamentação do ensino das profissões.

Vale lembrar que ontem (21/05), representantes da Comissão de Ações Políticas (CAP) do COFFITO entregaram um requerimento ao Ministro da Educação, Camilo Santana, solicitando informações sobre os critérios utilizados para diferenciar as áreas da saúde contempladas pelas novas políticas do Ensino à Distância.

Caso as negociações não avancem, o Sistema não descarta a possibilidade de tomar medidas mais incisivas contra o MEC. O CREFITO-1 seguirá atuante e comprometido para garantir a qualidade na formação das categorias profissionais no Brasil.



Voltar