CREFITO


Notícias


Nesta segunda-feira (12/05), comemora-se o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia

12/05/2025


Nesta segunda-feira (12/05), comemora-se o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia! A data, instituída no Brasil desde 2021 por meio da Lei nº 14.233, busca proporcionar maior visibilidade, debates e disseminação de informações sobre a doença, que atinge cerca de 3% da população brasileira.

A fibromialgia caracteriza-se por dores musculares generalizadas e crônicas, com duração superior a três meses e sem evidências de inflamação nos locais doloridos. Com maior incidência em mulheres de 30 a 50 anos de idade, a doença tem causa desconhecida e permanece sem cura.

Apesar disso, seu tratamento é amplo e deve ser realizado por uma equipe multiprofissional, através de diferentes abordagens para controle e diminuição dos sintomas da doença, que causam dor generalizada, fadiga, cefaleia, alterações no sono, distúrbios emocionais e psicológicos, entre outros.

Nesses casos, a Fisioterapia é fundamental para aliviar os sintomas e promover o bem-estar dos pacientes. Por meio de técnicas variadas, os fisioterapeutas atuam na recuperação da função física, com o objetivo de auxiliar no controle da dor e na melhora da qualidade de vida desses indíviduos.

Por outro lado, a Terapia Ocupacional também realiza um importante papel na busca de um melhor desempenho ocupacional das pessoas acometidas pela doença. Esses profissionais atuam principalmente na adaptação das atividades de vida diária, de trabalho e lazer, visando torná-las mais seguras, eficientes e reduzindo o impacto da dor.

Para obter maiores informações, clique aqui.



Voltar