Após denúncias, CREFITO-1 atua no município de Pombos/PE para garantir direitos de fisioterapeutas que exercem suas atividades profissionais na região
19/02/2025
Após denúncias, CREFITO-1 atua no município de Pombos (PE) para garantir direitos de fisioterapeutas que exercem suas atividades profissionais na região.
No último dia 06/02, o Regional foi informado sobre a situação dos fisioterapeutas da rede pública municipal de Pombos, que não estão contemplados na Lei Municipal nº 928/2018. Essa legislação prevê a gratificação por produtividade do SUS para os servidores do município, mas não inclui a categoria.
Na mesma data, o Conselho também recebeu denúncia sobre o Centro de Reabilitação de Pombos, unidade pública de saúde, devido à falta de pagamento do adicional de insalubridade aos fisioterapeutas, sob a alegação de que a categoria não possui direito a ele.
O CREFITO-1 agiu através dos Ofícios GAPRE n° 228/2025 e n° 229/2025, de modo em que solicitou maiores esclarecimentos ao município referente à ausência de gratificação por produtividade do SUS para fisioterapeutas, como também acionou o SINFITO/PE para avaliação e devidas providências sobre os profissionais que aguardam posicionamento em relação ao pagamento do adicional de insalubridade.
O CREFITO-1 e o SINFITO-PE continuarão a atuar em parceria a fim de garantir as prerrogativas de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, qualquer que seja o cenário de atuação desses profissionais.
