Hoje (18/02) é o Dia Internacional da Síndrome de Asperger e o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada
18/02/2025
Nesta terça-feira (18/02), celebra-se duas datas importantes do quadro da saúde brasileira: O Dia Internacional da Síndrome de Asperger e o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada.
A Síndrome de Asperger é uma condição neurobiológica que faz parte dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), classificado como autismo leve ou autismo nível 1. A campanha anual visa conscientizar sobre a condição, que afeta aproximadamente 37,2 milhões de pessoas no mundo de acordo com o Ministério da Saúde.
Frequentemente identificada na infância, a Síndrome de Asperger compromete o comportamento, a interação social e a comunicação dos seus portadores. A partir disso, a Terapia Ocupacional e a Fisioterapia têm papéis importantes para o alívio dos sintomas e no desenvolvimento dos pacientes. Os terapeutas ocupacionais promovem a adaptação de atividades diárias para a autonomia e bem-estar dos pacientes, assim como atuam para o desenvolvimento de habilidades motoras finas. Por outro lado, a assistência fisioterapêutica busca desenvolver a concentração, a interação social, como também a coordenação motora desses indivíduos.
A segunda campanha que também é realizada no dia de hoje (18/02), referente ao Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, acontece com o objetivo de promover ações de conscientização e de esclarecimento sobre os cuidados necessários às crianças que passam por traqueostomias - procedimento cirúrgico para colocação de uma cânula na traqueia, liberando as vias aéreas para permitir a respiração.
Especialistas ressaltam a importância da reabilitação da respiração dessas crianças em centros onde haja a atuação de uma equipe multidisciplinar. Nesses casos, a Fisioterapia é fundamental para fortalecer os músculos respiratórios, melhorar a função pulmonar e auxiliar na remoção de secreção em crianças que fazem o uso prolongado do procedimento.
Para saber mais informações sobre ambas as datas comemorativas, acesse: clique aqui.
