COFFITO publica Acórdão que institui comissão para viabilizar o desmembramento do CREFITO-1
01/11/2024
O tão sonhado e aguardado desmembramento do CREFITO-1 começou a se tornar realidade ontem (quinta-feira, 31/10), com a publicação do Acórdão COFFITO nº 748, por meio do qual, oficialmente, foi criada a Comissão de Desmembramento do Regional.
Formada pelos conselheiros federais fisioterapeutas Dr. Silano Barros e Dr. Cristiano Nascimento e pela conselheira federal terapeuta ocupacional Dra. Keise Nóbrega (todos profissionais da circunscrição do CREFITO-1), a Comissão tem como objetivo, nesse primeiro momento, estudar a viabilidade da criação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado da Paraíba.
A escolha da Paraíba deve-se principalmente à quantidade de profissionais das duas profissões atualmente em atividade no estado (um pouco mais de 9 mil).
Após o desmembramento da Paraíba, o COFFITO vai se debruçar sobre o processo de separação do Rio Grande do Norte e de Alagoas.
O desmembramento do CREFITO-1 é um anseio antigo do Regional, pois em um período de dez anos, pelo menos quatro pedidos de separação foram encaminhados ao Conselho Federal. E agora, desde a posse da nova gestão do COFFITO, em junho deste ano, as tratativas para esse processo passaram a ser realizadas de maneira mais efetiva.
