CREFITO


Notícias


Primeira mulher deficiente visual conclui curso de Terapia Ocupacional na UFPB

27/01/2023


 

A terapeuta ocupacional Dra. Priscilene Matias fez história na manhã da última quinta-feira (19/01). A profissional é a primeira e única aluna cega a concluir o curso de Terapia Ocupacional na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.

Aos 10 anos, Priscilene perdeu a visão devido a complicações de toxoplasmose, doença infecciosa e não contagiosa que na maior parte dos casos é adquirida pelo consumo de água ou alimentos contaminados. O parasita causador da doença, Toxoplasma gondii, é encontrado nas fezes de gatos e outros felinos.

Na época, ainda criança, a garota recebeu tratamento em um instituto para pessoas com deficiência visual. Priscilene conta que o acompanhamento com terapeutas ocupacionais foi fundamental para a adaptação na nova realidade. Os TOs ajudaram a jovem a compreender sua capacidade de desempenhar as atividades básicas do dia a dia, e também os novos desafios que haviam de surgir durante a vida.

Atualmente, Priscilene é terapeuta ocupacional e mãe de uma menina com menos de dois anos. A jovem diz que escolheu a Terapia Ocupacional pois deseja ajudar as pessoas, assim como foi auxiliada um dia, e vencer o preconceito e capacitismo presentes na sociedade.

Fonte: JPB1



Voltar