CREFITO


Notícias


Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: Entenda a importância da Fisioterapia e Terapia Ocupacional na vida do paciente com deficiência

21/09/2022


O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência acontece nesta quarta-feira, 21 de setembro. A data foi criada a partir da Lei nº 11.133/2005 e visa conscientizar sobre a importância de desenvolver uma sociedade mais inclusiva para pessoas com deficiência.

A Fisioterapia atua com foco na reabilitação das condições físicas, auxiliando pacientes com dificuldades neurológicas e motoras. Para isso, utiliza técnicas fisioterapêuticas que garantam a manutenção da saúde física do sujeito, a reabilitação dos movimentos, a recuperação da funcionalidade e a melhora na qualidade de vida.

Já a Terapia Ocupacional é responsável por criar estratégias adequadas para garantir um bom desempenho ocupacional do paciente com deficiência, atuando na recuperação da função comprometida, na reestruturação da rotina, na adaptação e treino das atividades de vida diária e na avaliação e prescrição de dispositivos auxiliares ( orteses, próteses e adaptações). Dessa forma, auxiliando na melhora da qualidade de vida e facilitando a participação social de forma autônoma e independente.



Voltar