CREFITO


Notícias


Janeiro Branco: Atuação da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional

11/01/2022


A campanha do Janeiro Branco foi idealizada por representantes de profissões ligadas à Saúde com o objetivo de alertar a sociedade em geral sobre a importância de cuidar da saúde mental.
?
A Terapia Ocupacional e a Fisioterapia possuem atuações e estratégias para o tratamento e o acompanhamento de pacientes, tanto os que desejam priorizar o seu bem-estar e qualidade de vida, como para os acometidos por distúrbios mais severos de ordem mental.

No caso da Terapia Ocupacional, a profissão conta com uma especialidade própria no campo da Saúde Mental (Resolução COFFITO nº 408). Esse especialista é capaz de analisar o indivíduo além da patologia, buscando identificar não só aspectos físicos e biológicos, mas também ambientais, de crença e religião.

O fazer da Terapia Ocupacional mostra-se condizente com o que é preconizado pela Reforma Psiquiátrica Brasileira e pelo Movimento da Luta Antimanicomial, promotora de estratégias de inclusão social, de autonomia dos sujeitos e que busca entender esses usuários na sua singularidade, sob o olhar da clínica ampliada e compartilhada.

Já a Fisioterapia tem uma atuação fundamental no acompanhamento destes pacientes, pois estudos indicam que os transtornos mentais estão entre as dez condições que mais causam incapacidade física.

O objetivo geral do acompanhamento fisioterapêutico em saúde mental é oferecer ao sujeito a manutenção do seu estado de saúde e, de maneira paralela, promover a reabilitação de sua capacidade funcional, restaurar sua integridade física, social e mental, proporcionar um aumento na independência e na qualidade de vida do indivíduo, modular e melhorar seu autocontrole e otimizar o tratamento clínico da pessoa com transtorno psiquiátrico.



Voltar