CREFITO


Notícias


De 21/08 a 28/08 comemora-se a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

23/08/2021


Durante uma semana, todos os anos, a Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Fenapaes) promove a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A iniciativa foi criada visando intensificar o debate sobre a inclusão social, além do combate ao preconceito contra as pessoas com deficiência.
 
A campanha também busca destacar a importância da participação da família no processo de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
 
As abordagens da Fisioterapia e da Terapia ocupacional utilizam o suporte familiar no processo de desenvolvimento de habilidades da pessoa com deficiência.
 
*??*??*??*??
 
Terapia Ocupacional
A equipe multidisciplinar responsável pela assistência a pacientes com deficiência intelectual e múltipla, o terapeuta ocupacional é um profissional essencial, pois atua na área do desempenho das pessoas em suas ocupações, mais especificamente no desempenho das atividades cotidianas, as chamadas Atividades de Vida Diária (AVDs).
 
As AVDs (como interações sociais, atenção, concentração, desempenho escolar e até o brincar) são aspectos desenvolvidos pelo tratamento terapêutico ocupacional, pois reabilitam o paciente social e emocionalmente para sua inserção em diversos contextos da sociedade.
 
*?*?*?*?

Fisioterapia
A reabilitação das funcionalidades motoras é um dos principais aspectos desenvolvidos na vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
 
Nesse contexto, o fisioterapeuta é responsável não apenas pelo desenvolvimento das habilidades físicas, mas também colabora na conscientização das diferenças, na diminuição de complicações e no incentivo à independência.
 
Através da realização de exercícios físicos com auxílio de instrumentos e materiais, a assistência fisioterapêutica trabalha para a promoção de aspectos como: alongamento e fortalecimento dos músculos dos membros, do tronco e do sistema respiratório, além da manutenção da postura.


Voltar