CREFITO


Notícias


Operadora de Saúde SULAMÉRICA tenta implementar o sistema de "empacotamento" para remunerar serviços fisioterapêuticos

27/05/2021


Há cerca de um ano, o CREFITO-1 denunciou a Unimed João Pessoa ao Ministério Público da Paraíba pela maneira como a operadora de planos de saúde remunerava seus prestadores de serviços de Fisioterapia, por meio de “empacotamento" da assistência fisioterapêutica.

Agora é a SULAMÉRICA quem tenta implementar tal sistema de remuneração, sob ameaça de descredenciamento de quem não aderir ao novo formato.

O empacotamento consiste no pagamento anual único pelo tratamento de um paciente, independente da patologia e da quantidade de procedimentos necessários no intervalo de um ano.

Por exemplo: se o paciente necessitar de fisioterapia para o joelho, a operadora de saúde pagará ao prestador um valor fixo, de uma única vez. E durante os próximos 12 meses, esse usuário poderá utilizar os serviços desse prestador, sem levar em conta a quantidade de intervenções necessárias ao longo do ano.

E se esse mesmo paciente necessitar de Fisioterapia de uma outra especialidade dentro desse período (um ano), o novo "pacote" será de apenas 30% do valor do primeiro pacote pago.

A Fenafisio (Federação Nacional de Associações e Empresas de Fisioterapia) está tomando as medidas necessárias para impedir essa mudança de remuneração "proposta" pela SULAMÉRICA.

Em um comunicado, a Fenafisio diz: "(...) entendemos que esse modelo de remuneração, além de violar arbitrariamente a autonomia profissional dos fisioterapeutas, põe em risco o equilíbrio financeiro das empresas, e ainda compromete seriamente a qualidade e a segurança da assistência fisioterapêutica ofertada à sociedade."



Voltar