CREFITO


Notícias


Fiscais e conselheiras terapeutas ocupacionais participam de treinamento sobre Modelos de Ocupação Humana

17/05/2021


Qual a identidade da Terapia Ocupacional? Como identificar os termos próprios da profissão? O que deve conter no registro dos atendimentos em prontuário do paciente? Para responder esses e outros questionamentos, quatro fiscais e seis conselheiras terapeutas ocupacionais do CREFITO-1 passaram por um treinamento on-line no último final de semana (15/05 e 16/05).

O treinamento foi motivado justamente pela dificuldade que as fiscais terapeutas ocupacionais encontram, durante seus atos fiscalizatórios, em identificar junto aos profissionais fiscalizados o uso de terminologias próprias da Terapia Ocupacional.

Segundo a terapeuta ocupacional e diretora secretária do CREFITO-1, Dra. Amanda Belo, em muitas situações as fiscais TO se deparam com prontuários sem diagnóstico terapêutico ocupacional, sem a descrição do plano de tratamento e sem utilização dos termos que identificam o fazer e os objetivos da profissão.

Entendendo que o processo de fiscalização também tem caráter educativo, o CREFITO-1 convidou o Dr. Daniel Cruz, Terapeuta ocupacional e pesquisador dos constructos da Ocupação e do MHOST (Modelo da Ocupação Humana), para falar sobre o tema e com isso auxiliar no programa de qualificação da fiscalização.

De posse dessas informações, as fiscais, além de se tornarem multiplicadoras dos conhecimentos adquiridos, poderão orientar os profissionais terapeutas ocupacionais da circunscrição do CREFITO-1 sobre a importância da utilização da terminologia própria da Terapia Ocupacional.



Voltar