CREFITO


Notícias


Lei antimanicomial completa 20 anos

06/04/2021


Neste 06 de abril, dia em que a Lei nº 10.216, conhecida como Lei da Luta Antimanicomial, completa 20 anos, queremos ressaltar a importância de reafirmar  a Reforma Psiquiátrica Brasileira como importante marco na mudança da forma de cuidar das pessoas que têm transtornos mentais e problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas.

 
É necessário lutar para que retrocessos não aconteçam. É importante investir na qualificação e ampliação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com a garantia de serviços substitutivos bem equipados, com mais leitos integrais em hospitais gerais, por mais CAPS 24h, pelo não financiamento público de comunidades terapêuticas, por mais equipes de consultórios de/na rua.
 
É preciso andar para frente, sem retroceder, na garantia do cuidado em liberdade. É preciso andar para frente, sem retroceder, conforme as estratégias de redução de danos. É preciso garantir o controle social e fazer ecoar a voz das pessoas que estão em tratamento, de familiares e de trabalhadores das Raps.
 
Em virtude das ações mencionadas, o CREFITO 1, através de sua Comissão de Saúde Mental, vem a público reafirmar o apoio e compromisso com a formação baseada nas políticas públicas condizentes com a Luta Antimanicomial e a Reforma Psiquiátrica   Brasileira.


Voltar