CREFITO


Notícias


CREFITO-1 aciona Ministério Público dos quatro estados da circunscrição para exigir vacinação imediata dos profissionais

29/03/2021


O Brasil passa pelo pior momento da pandemia do Novo Coronavírus. E fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, são trabalhadores essenciais da saúde, necessários para a manutenção da ordem pública e devem ter sua imunização priorizada.

É com este argumento, pautado na lei e com o senso de urgência que o momento exige, que o CREFITO-1 enviou, nesta segunda-feira (29/03), ao Ministério Público dos quatro estados da sua circunscrição os Ofícios Gapre nºs 439 (Pernambuco), 440 (Alagoas), 441 (Paraíba) e 442 (Rio Grande do Norte), exigindo imediata vacinação de todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

"No entanto, no que diz respeito a esses profissionais, o que se observa (...), é um injustificável desrespeito às diretrizes do Plano Nacional de Imunização contra COVID-19. Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais vêm enfrentando obstáculos para conseguirem acesso à vacina", diz o ofício do CREFITO-1 ao Ministério Público.

E continua: "Além de profissionais que estão na linha de frente do combate à COVID-19, como os que trabalham em hospitais, por exemplo, também não conseguem acesso à vacinação aqueles outros que trabalham em clínicas e na atenção domiciliar promovendo a reabilitação dos pacientes que necessitam de cuidados especiais em razão das sequelas deixadas pela doença".

O documento do CREFITO-1 finaliza da seguinte maneira: "Por essa razão, vem esse Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional requerer que o Ministério Público (...) notifique as secretarias municipais de saúde no sentido de adotar providências imediatas para que fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais tenham acesso imediato à vacinação contra a COVID-19."

Dessa maneira, o CREFITO-1 busca, mais uma vez, valorizar e defender as profissões da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, garantindo segurança à sociedade atendida pelos seus profissionais.



Voltar