CREFITO


Notícias


Vereadores de Petrolina (PE) votam Projeto de Lei que acaba com isonomia entre profissionais de Saúde do município

27/03/2021


Na próxima segunda-feira (29/03), a Câmara de Vereadores de Petrolina (PE) votará o Projeto de Lei nº 010/2021, de autoria do prefeito Miguel Coelho, e que prevê reajustar, sem qualquer isonomia, os salários dos profissionais de Saúde da linha de frente da COVID-19 do município.

O PL define a remuneração dos médicos hospitalar e evolucionista COVID-19 para R$ 11.990, enquanto o fisioterapeuta COVID-19 receberá apenas R$ 2.301.

O CREFITO-1 defende que todos os profissionais da linha de frente dessa pandemia são importantes, pois fazem parte de equipes multidisciplinares, possuem conhecimentos e fazeres distintos e todos, sem exceção, dedicam-se diuturnamente à recuperação dos pacientes acometidos pela COVID-19.

Além das milhares de vítimas, a pandemia do Novo Coronavírus descortinou, também, o grande desequilíbrio em termos de valorização vivido pelos profissionais de Saúde. Enquanto alguns são apontados como os grandes protagonistas, outros vivem à sua sombra, mas mesmo assim salvando e transformando vidas, contudo sem o devido reconhecimento.

Portanto, é necessário equidade, isonomia e respeito a esses profissionais. Não só agora na pandemia, mas daqui para diante; não só quando as enfermarias e UTIs voltarem ao normal, mas agora, quando o futuro da nossa Saúde começa a ser reconstruído.

A Câmara de Vereadores de Petrolina pode dar o exemplo, recusando o PL nº 010/2021, e propondo uma melhor - e nova! - valorização aos profissionais do seu município.



Voltar