CREFITO


Notícias


Nota de repúdio contra a Revista Istoé

18/12/2020


O CREFITO-1 vem a público REPUDIAR veementemente a posição parcial e vergonhosa da Revista Istoé (@revistaistoe), que em sua edição deste fim de semana traz, na capa, os seus "eleitos" como os brasileiros do ano: os profissionais médicos.

Em um ano marcado pela morte (evitável) de milhares de brasileiros, surpreende de maneira negativa que um veículo de comunicação de expressão nacional reduza a importância do papel de quem atuou na linha de frente no combate ao Novo Coronavírus. Nada contra os colegas da área da Medicina, pois eles também tiveram (e ainda têm!) seu quinhão de importância no tratamento dos afetados pela COVID-19.

Entretanto, elegê-los os grandes responsáveis pela condução do enfrentamento da pandemia é relegar os demais profissionais da Saúde a um patamar de simples coadjuvantes, quando, na verdade, a Saúde deve e precisa ser multiprofissional, em todas as suas instâncias, em qualquer situação, com ou sem pandemia.

Enfermeiros, biomédicos, odontólogos, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, educadores físicos, E SIM, FISIOTERAPEUTAS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS, todos juntos (inclusive os que aqui não foram citados), são os responsáveis por essa pandemia não ter devastado ainda mais vidas nesse país.

Os veículos de comunicação têm um papel importantíssimo no sentido não só de informar a população, mas de formar opiniões, construir senso crítico e mostrar os fatos como eles realmente são. Se a revista precisava dar o prêmio de Brasileiros do Ano a alguma figura ligada ao combate ao Novo Coronavírus, que fossem premiados TODOS os profissionais de Saúde, e não a uma única categoria, que sozinha nada faz.

Portanto, lamentamos a visão estreita e reducionista de quem faz a publicação e esperamos que os profissionais da Saúde, em todas as suas áreas de atuação, continuem a trabalhar em prol da população afetada por essa pandemia.



Voltar