CREFITO


Notícias


Após denúncias, CREFITO-1 aciona entidades para investigar Hospital Otávio de Freitas (PE)

01/12/2020


O Hospital Geral Otávio de Freitas, no Recife, pede socorro. O local possui uma UTI dedicada a casos de COVID-19 e outra voltada para UTI Geral, e deveria contar com toda a atenção das autoridades de Saúde pernambucanas, mas a verdade é que as equipes de Fisioterapia da unidade estão entregues à própria sorte.

Os profissionais das duas UTIs estão sendo submetidos a um espaço de repouso compartilhado com a Enfermagem, sem o mínimo distanciamento entre uma cama e outra, além de grande dificuldade de acesso aos beliches.

Também há relatos da presença de ratos, falta de banheiro digno para uso, ausência de copa para alimentação, circulação de gatos pelos corredores do setor de Pneumologia e a falta de sabão, papel e álcool na desparamentação da UTI COVID.

Diante de tantas irregularidades, o CREFITO-1 emitiu, nesta terça-feira, três Ofícios Gapre. O Ofício nº 1325/2020 foi encaminhado para o Ministério Público de Pernambuco solicitando a instauração de investigação para averiguar tais denúncias e a intimação da Secretaria de Saúde estadual, a fim de prestar esclarecimentos, pois os denunciantes afirmam que a direção do hospital tem conhecimento das irregularidades, mas não toma qualquer medida para sanar os problemas.

O Ofício nº 1326/2020 seguiu para a Secretaria de Saúde de Pernambuco. Nesse documento, o Conselho ressaltou que: "Cabe ao empregador o dever de preservar o ambiente de trabalho e a saúde do trabalhador, assim como oferecer dignidade para a execução do serviço".

Por fim, o Ofício nº 1327/2020 foi entregue à Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA), requerendo uma inspeção no HGOF, "contribuindo, assim, com a a melhoria da qualidade da assistência prestada ao usuário e cumprindo o que determina o Art. 196 da Constituição Federal de 1988", diz o documento do CREFITO-1.



Voltar