CREFITO


Notícias


Sociedade Brasileira de Queimaduras e Dr. Marcos Barretto emitem notas com relação a declarações do médico

06/11/2020


No último dia 21 de outubro, o CREFITO-1 emitiu uma nota de repúdio contra as declarações do chefe do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital da Restauração do Recife, o médico Marcos Barretto. À época, o profissional afirmou, em uma live nacional da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), que fisioterapeutas respiratórios infectaram com COVID-19 três pacientes internados da unidade, levando-os a óbito.

Tanto a SBQ como o próprio Marcos Barretto emitiram notas de esclarecimento com relação ao ocorrido.

Em seu Instagram (@sbqueimadura), a SBQ diz que o Dr. Marcos Barretto citou a maior vulnerabilidade de fisioterapeutas e enfermeiros pelo contato prolongado e inevitavelmente ligado às secreções de vias aéreas no trato dos pacientes de queimadura.

Em certo ponto, diz a nota: "Não houve intenção, por parte de Marcos Barretto ou de qualquer outro membro da SBQ, culpabilizar ou desprestigiar o trabalho destes profissionais indispensáveis na linha de frente da Covid-19". No final, a SBQ diz que "Acolhemos a crítica e, temos certeza, que este episódio também faz parte de aprendizado".

Já o médico Marcos Barretto, em sua nota, atesta: "Jamais foi minha intenção gerar desconforto aos fisioterapeutas que atuam comigo na equipe do CTQ e que vem desempenhando um papel primordial na recuperação dos pacientes (...)".

Dr. Marcos Barretto finaliza assim: "Espero ter esclarecido os fatos, onde coloco minhas sinceras justificativas caso tenha apenas me expressado mal, ou interpretado de forma diversa ao meu pensamento (...)".

O CREFITO-1 acolhe as explicações e os pedidos de desculpas da SBQ e do Dr. Marcos Barreto, e considera o episódio superado.

Clique abaixo para conferir as duas notas:



Voltar